Laboratórios de Matemática

Laboratório de Ensino de Matemática – LABMAT e Laboratório de Prática e Matemática Computacional

ASSISTENTE DE LABORATÓRIO: Alessandro Borges de Melo

email: alessandro.melo@ufv.br

Tel: (31) 3602-1484

Os Laboratórios de Ensino de Matemática e de Prática e Matemática Computacional são espaços de sustentação do curso de Matemática – Licenciatura. O projeto pedagógico proposto e as diretrizes curriculares atuais enfatizam a prática de ensino para formação do professor e os laboratórios de ensino são os espaços ideais e necessários para as práticas de ensino e também para o desenvolvimento das competências e habilidades exigidas para a prática profissional. Nos Laboratórios de ensino são desenvolvidas atividades, tais como: análise e seleção de textos e materiais didáticos, elaboração de propostas alternativas de materiais didáticos e análise de atividades de ensino, que estão inseridas nas disciplinas: Matemática elementar I, Fundamentos de Geometria, Desenho Geométrico e Geometria Espacial, entre outras.

Nos Laboratórios de Ensino de Matemática são ofertadas também, oficinas e minicursos para os alunos e comunidade. Os Laboratórios de ensino contam com jogos didáticos, livros, revistas, computadores com acesso a internet e espaços para estudo. Possuem normas de funcionamento, utilização e segurança e um técnico responsável pela manutenção e organização.

Recurso físico e material

O curso de Matemática – Licenciatura do Campus UFV – Florestal conta atualmente com dois laboratórios de Ensino e com os seguintes recursos físicos e materiais:

1)    Uma sala com aproximadamente 64 metros quadrados, com:

• 8 mesas  retangulares, para estudos individuais;
  • 12 cadeiras;
  • 1 quadro branco;
  • 1 projetor multimídia;
  • jogos didáticos para aplicação nos ensinos fundamental e médio;
  • modelos geométricos para aplicação no ensino médio;
  • material de escritório, como: canetas, cartolinas, papéis A4, pincéis, grampeadores, tesouras, lápis, réguas, borrachas, apontadores etc.;
  • cerca de 60 Revistas do Professor de Matemática;
  • biblioteca setorial;
  • 1 scanner;
  • Software Maple;
  • Software Cabri;
  • Softwares livres: Winplot, Geogebra.

2) uma sala, com aproximadamente 64 metros quadrados, onde são armazenados os materiais para uso no curso, além de 11 computadores utilizados nas aulas práticas de Prática e Matemática Computacional.

Jogos didáticos

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA – UFV
CAMPUS UFV – FLORESTAL
CURSO DE MATEMÁTICA